SEJA BEM-VINDO!

A Tertúlia O Aldeano foi fundada no ano de 2008 e nasceu de um grupo de amigos aficionados, que queria mais do que simplesmente ir à Festa Brava, quería tambem vivê-la.
Daí a sua criação, para ajudar a dar cor, divertimento e ajuda na sua elaboração.
A nosso ver as tertúlias são uma forma de mostrar o gosto e a "aficion" pela tauromaquia e mais importante do que tudo, manter o espírito e a tradição entre os mais novos, para que de futuro não se perca tão boa cultura, que é das poucas que ainda nos resta.

Com cumprimentos,
Tertúlia O Aldeano

Já estamos em contagem decrescente:


terça-feira, 18 de outubro de 2011

As antigas Festas de S. Sebastião


De acordo com os dados das visitações de 1512 e 1534 sabe-se que na ermida de São Sebastião, primitiva matriz da vila, havia uma confraria que no dia santo, 20 de Janeiro, mandava celebrar uma missa cantada em honra do mártir. Segundo o compromisso de uma irmandade formada pelos mancebos solteiros da vila, a festa em honra de São Sebastião, no século XVII, incluía missa cantada, pregação e procissão solene. Promovidos pelos fazendeiros e trabalhadores agrícolas da vila, estes festejos foram interrompidos durante vários anos, voltando a realizar-se apenas entre 1976 e 1981. Contudo, o seu carácter religioso foi-se perdendo progressivamente tendo dado lugar ao lado profano, com especial destaque para as Largadas de Toiros e touradas.

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue