SEJA BEM-VINDO!

A Tertúlia O Aldeano foi fundada no ano de 2008 e nasceu de um grupo de amigos aficionados, que queria mais do que simplesmente ir à Festa Brava, quería tambem vivê-la.
Daí a sua criação, para ajudar a dar cor, divertimento e ajuda na sua elaboração.
A nosso ver as tertúlias são uma forma de mostrar o gosto e a "aficion" pela tauromaquia e mais importante do que tudo, manter o espírito e a tradição entre os mais novos, para que de futuro não se perca tão boa cultura, que é das poucas que ainda nos resta.

Com cumprimentos,
Tertúlia O Aldeano

Já estamos em contagem decrescente:


quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Tauromaquia em Portugal está mais forte:


Foi ontem apresentada na Praça de Toiros do Campo Pequeno a Federação Portuguesa das Associações Taurinas - PRÓTOIRO.
Na mesa de apresentação estiveram João Ribeiro Telles, Paulo Pessoa de Carvalho, José Potier, João Santos Andrade, Vitor Mendes e Arlindo Teles.
Em baixo fique a saber mais sobre a PRÓTOIRO, num texto retirado do site "SoleSombra":

O QUE É A PRÓTOIRO?

A PRÓTOIRO – Federação Portuguesa das Associações Taurinas, é uma associação na qual estão representados todos os intervenientes da Festa de Toiros em Portugal e cujo objectivo é promover, divulgar, dignificar e defender esse património imaterial das artes e da cultura portuguesa que é a tauromaquia, procurando, também, apoiar o mundo rural e a sua economia, intrínsecamente ligados à Festa Brava.

QUEM É A PRÓTOIRO?

A maior preocupação das associações constituintes da PRÓTOIRO foi que esta fosse verdadeiramente representativa da Festa de Toiros em Portugal. Como tal, nela deverão estar representados aqueles que fazem da Festa a sua profissão, como os Toureiros ou os Empresários Tauromáquicos, aqueles que não fazendo da Festa profissão, são dela um elemento essencial, como os Ganadeiros ou os Forcados, aqueles a quem cabe supervisionar a Festa, como os Médicos Veterinários, os Directores de Corrida ou os Poderes Político e Legislativo e, sobretudo, aqueles paraquem a Festa existe: os aficionados e os espectadores.Com este objectivo de representatividade em mente, poderão associar-se à PRÓTOIRO todas as associações que representem qualquer uma das categorias de intervenientes referidas. Para além destas, a PRÓTOIRO acolherá igualmente outras entidades que se identifiquem com o seu objecto social.

COMO É A PRÓTOIRO?

Antes de mais, a PRÓTOIRO tem como objectivo fundamental ser a plataforma de discussão e organização da Festa de Toiros em Portugal, da qual sairá a voz unida de quem gosta de toiros.De seguida, a PRÓTOIRO pretende ser uma fonte completa e fidedigna de informação, esclarecendo a opinião pública acerca da importância histórica, cultural, artística, económica, social e ambiental da tauromaquia, bem como dos costumes, regras, intervenientes e inúmeras curiosidades que a tornam, nas palavras de García Lorca, “A festa mais culta do mundo”.A PRÓTOIRO estará, igualmente, sempre presente para apoiar e promover todos os eventos que contribuam para promoção e para o progresso da tauromaquia.Por fim, a PRÓTOIRO estará na linha da frente, pronta a defender, de forma esclarecida, intensa, convicta e intransigente, o direito de todos os portugueses de gostarem e de irem aos toiros. Fá-lo-á onde e sempre que tal for necessário, seja intervindo junto da opinião pública, da comunicação social, do poder político ou do poder judicial recorrendo, para tanto, a todos os meios legais ao seu dispor.

ONDE É A PRÓTOIRO?

A Festa de Toiros acontece um pouco por todo o País e, como tal, a PRÓTOIRO estará presente de Norte a Sul de Portugal, desde a capital do País à mais pequena vila, passando pelas ilhas. Assim, a PRÓTOIRO estará junto de todos os aficionados e promoverá, em todos esses locais, eventos que permitirão aos Portugueses compreenderem uma das mais fortes tradições latinas, conhecê-la e a ela se associarem. A Prótoiro é em qualquer sítio de Portugal onde exista um aficionado!

Sem comentários:

Pesquisar neste blogue